Dumont Contabilidade, Contabilidade Digital, Contabilidade em Toledo
Blog
DRE

DRE: de que você precisa saber?

Confira tudo sobre a DRE e veja qual a importância para sua empresa

Apresentamos, neste artigo, as definições e motivos aos quais você deve ter a Demonstração de Resultado do Exercício em sua rotina empresarial. Confira!

A Demonstração de Resultado do Exercício é um relatório financeiro que compila todo o lucro ou perda para um determinado ano fiscal.

Exibindo todas as receitas e despesas da empresa, é possível determinar se a empresa está ganhando dinheiro ou entrando em falência.

Além de ser necessário, fazer o DRE é altamente crucial para os empresários, pois o documento ajuda na tomada de decisões e na formação de um plano estratégico adequado.

Este artigo visa explicar como gerar a Demonstração de Resultados do Exercício e porque ela é tão importante para qualquer empresa.

Confira!

O que significa a Demonstração de Resultados do Exercício (DRE)?

A Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) é um documento financeiro que enfatiza se uma empresa está tendo lucro ou prejuízo.

Esse registro é exigido por lei para ser incluído no Balanço e deve ser certificado por um contador, sancionado pelo Conselho Regional de Contabilidade.

Esse documento é obrigatório para todas as empresas, com exceção do MEI, e deve ser apresentado anualmente.

Entretanto, o significado desta conta vai além do cumprimento dos regulamentos contábeis e tributários.

Possuir esse controle também é essencial para o sucesso da própria empresa!

Portanto, para elaborar a DRE corretamente, você pode seguir as seguintes ações:

Subtraia as deduções, devoluções, abatimentos e impostos da receita bruta e obtenha a receita líquida de vendas.

Assim, deverá arrebatar da receita líquida os custos de mercadorias vendidas e serviços, que resultarão no resultado operacional bruto.

Do resultado bruto, deve-se subtrair as despesas administrativas, financeiras, operacionais e aquelas obtidas com vendas para, em seguida, somar as receitas operacionais ao resultado. Consequentemente, terá o resultado operacional antes da CSLL e IRPJ.

Desse resultado operacional subtraia as provisões para impostos e resultados não operacionais para obter o resultado líquido do exercício.

Qual a importância da DRE?

O exame da estrutura de uma demonstração de resultados revela que seu objetivo principal é determinar o lucro líquido de uma empresa para o período — esse documento pode nos dizer se a empresa teve lucro ou sofreu prejuízo nesse período.

Além disso, este documento fornece informações aprofundadas sobre todas as receitas de entrada e saída, o que é fundamental para preparar um plano estratégico eficaz e tomar decisões informadas.

Ao realizar uma análise DRE, podemos avaliar as mudanças nas receitas e despesas ao longo do período financeiro, comparar custos e determinar a influência de uma despesa nos resultados da empresa.

Assim, o gerente pode avaliar melhor o desempenho e a estabilidade fiscal da empresa. Eles também conseguem identificar áreas de melhoria relacionadas com as estratégias empregadas e as mudanças gerenciais necessárias para maximizar os retornos da empresa.

Além disso, a Demonstração de Resultados é um registro significativo para agentes externos.

O governo utiliza a declaração para avaliar se os impostos foram calculados com precisão, e contrasta o lucro declarado no DRE com os benefícios declarados pelos parceiros no Imposto de Renda de Pessoa Física.

O anúncio também é geralmente vital quando se trata de obter assistência extra.

Bancos e especialistas financeiros podem precisar do relatório para avaliar a condição da empresa e decidir se deve ou não dar crédito ao solicitante, enquanto os potenciais investidores avaliarão o relatório para ter mais segurança ao investir seu capital.

Os clientes e fornecedores também podem solicitar a declaração para avaliar possíveis colaborações, tais como melhores condições de pagamento, descontos viáveis e a assinatura de contratos substanciais.

Como fazer e analisar uma DRE?

Após ter tomado conhecimento sobre a Declaração de Resultado do Exercício, é concebível que você se sente e dedique algumas horas para realizar a tarefa.

É possível completar o DRE sozinho, mas temos alguns conselhos para torná-lo mais simples: a ação mais popular entre as corporações é empregar um contador para efetuar a tarefa.

Recrutar a ajuda de um profissional qualificado garantirá mais segurança e acordo na elaboração do documento — o DRE exige precisão dos dados para que os resultados sejam os mais exatos possíveis.

Além disso, o uso de software adequado pode ajudá-lo ainda mais na preparação deste registro.

Para o exame da Declaração, já existem formulários implementados e aceitos, tais como análise vertical e horizontal.

Ao realizar a análise vertical, você pode mergulhar num exame mais detalhado da porcentagem de cada despesa, custo ou receita em comparação com as vendas totais.

Dessa forma, é possível determinar quais ganhos contribuíram mais para o fluxo de caixa da empresa e quais custos tiveram a maior influência sobre ela, por exemplo.

Por outro lado, a análise horizontal visa destacar uma determinada despesa, custo ou receita para compreender sua variação ou diminuição ao longo dos meses.

BPO Financeiro para a sua empresa

Não tem que ser complicado examinar as informações contábeis de sua empresa.

Ter acesso a diagramas compreensíveis e simples que forneçam uma avaliação completa das finanças de sua empresa é essencial.

Todos os fatos e números de sua empresa em uma plataforma fácil de usar e ajustável para compreender completamente os efeitos de seu negócio.

Conduzir avaliações estratégicas de sua empresa com base em resultados econômicos factuais.

Obter detalhes precisos sobre a condição financeira de sua empresa, o que lhe permite melhorar seu desempenho.

A terceirização financeira, também chamada de BPO Financeiro, é a redistribuição completa ou incompleta dos cronogramas orçamentários de uma empresa, sendo geralmente conduzidos por empresas ou especialistas no assunto.

Esse ciclo ganha uma tonelada de força no decorrer dos últimos anos à medida que os empresários percebem a necessidade de controlar os resultados da organização e fazer escolhas cada vez mais positivas.

Além disso, não há necessidade de passar por inúmeras horas com comprometimento bancário, ou atribuir este empreendimento a indivíduos que não são especialistas no assunto.

Conte com a Dumont Contabilidade

Nós, da Dumont Contabilidade, sabemos que gerenciar um negócio é um grande desafio. Afinal, todos os dias existem uma série de responsabilidades a serem cumpridas.

Entretanto, contar com profissionais qualificados em sua rotina pode ser crucial para alcançar os seus objetivos.

Além disso, será possível ter maior controle e agilidade, bem como foco no negócio através do auxílio de especialistas.

A Dumont visa ajudar na transformação da contabilidade, visando gerar mais valor as empresas e mostrar os melhores caminhos a serem seguidos.

Tem dúvidas de como abrir sua empresa?

Fale com um Consultor por WhatsApp Agora!

Compartilhe

Assine nossa newsletter

Tem dúvidas de como abrir sua empresa?

Faça uma consultoria Gratuita com nossos especialistas!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp