Dumont Contabilidade, Contabilidade Digital, Contabilidade em Toledo
Blog
Gestão Financeira

Gestão Financeira o que é?

Gestão financeira é um conjunto de procedimentos e ações vinculados à análise, ao controle e ao planejamento de todas as atividades financeiras de uma empresa. É tudo o que se atribui a investimentos, despesas fixas e variáveis, custos fixos e variáveis, lucros, empréstimos, financiamentos e o valor patrimonial da empresa.

Importância da Gestão Financeira?

A partir da análise dos indicadores financeiros de uma empresa é possível entender para onde a empresa está indo, se você deve continuar nesse caminho ou tomar medidas para que os resultados melhorem.

Outro ponto importante é entender se a empresa está operando no lucro ou no prejuízo. Isso parece óbvio, mas a grande maioria das organizações tiram suas conclusões a partir do fluxo de caixa, que é o que sobra.

E por fim é importante entender quais ações podem ser tomadas para alcançar as melhorias desejadas. Uma vez que, entendido os indicadores e se realmente a empresa tem uma boa rentabilidade ou não, é preciso traçar ações para chegar ao patamar de desempenho desejado.

Funções da Gestão Financeira

Há 4 pontos importantes de uma boa gestão financeira desempenhados dentro de uma empresa, são eles:

  • Planejamento Financeiro: evidenciar a necessidade de crescimento da organização,  identificar problemas e desafios futuros, selecionar ativos rentáveis e condizentes com a empresa e estabelecer rentabilidade mínima dos ativos.
  • Controle financeiro ou controladoria: acompanhar e avaliar o desempenho financeiro da empresa, analisar desvios dos indicadores financeiros, comparando o previsto com o realizado, definir medidas corretivas básicas, implementar medidas corretivas e verificar eficácia.
  • Administração de ativos: estabelecer a melhor estrutura em termos de risco e retorno dos ativos (gestão de riscos), acompanhar defasagens entre entradas e saídas (fluxo de caixa, gestão do capital de giro) e fazer uma boa gestão de investimentos.
  • Administração de passivos: Gerenciar a estrutura de capital (financiamentos) da organização e garantir a estrutura de capital mais eficaz em termos de liquidez, risco financeiro e redução de custos.  

Como você pode notar, essas 4 atividades são de extrema importância para a vida econômica de uma empresa. Uma organização que não pense nos seus ativos, passivos, que não faça um planejamento e não saiba controlar seus gastos, é uma organização fadada ao fracasso.

Funções de CURTO PRAZO

  • Atividades rotineiras;
  • Controle de recebimentos e pagamentos;
  • Controle de caixa;
  • Controle de estoques.

Funções de LONGO PRAZO

  • Estratégias de financiamento e investimento;
  • Identificação, análise e seleção de oportunidades de investimento;
  • Estrutura e custo de capital;
  • Relacionamento de investidor (RI).

Por que contar com a ajuda de um profissional?

Algumas empresas, especialmente as pequenas, encontram dificuldade na realização da gestão financeira dos seus negócios, especialmente em razão da ausência de profissionais tecnicamente qualificados para exercer a função.

A melhor opção é sempre contratar um profissional com formação e experiência voltadas para o mercado das finanças. Além de conhecer os processos, esses profissionais têm uma vasta experiência a oferecer, o que é extremamente importante e agregador para o negócio.

Dessa maneira, investir na contratação de um profissional é sempre o mais recomendado. Todavia, caso a empresa ainda não tenha uma estrutura suficientemente preparada para a contratação de um gestor, a dica é que o empresário busque uma consultoria e comece desde o início utilizando um sistema de gestão.

Tem dúvidas de como abrir sua empresa?

Fale com um Consultor por WhatsApp Agora!

Compartilhe

Assine nossa newsletter

Tem dúvidas de como abrir sua empresa?

Faça uma consultoria Gratuita com nossos especialistas!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp