Gestão financeira é um conjunto de procedimentos e ações vinculados à análise, ao controle e ao planejamento de todas as atividades financeiras de uma empresa. É tudo o que se atribui a investimentos, despesas fixas e variáveis, custos fixos e variáveis, lucros, empréstimos, financiamentos e o valor patrimonial da empresa.
Importância da Gestão Financeira?
A partir da análise dos indicadores financeiros de uma empresa é possível entender para onde a empresa está indo, se você deve continuar nesse caminho ou tomar medidas para que os resultados melhorem.
Outro ponto importante é entender se a empresa está operando no lucro ou no prejuízo. Isso parece óbvio, mas a grande maioria das organizações tiram suas conclusões a partir do fluxo de caixa, que é o que sobra.
E por fim é importante entender quais ações podem ser tomadas para alcançar as melhorias desejadas. Uma vez que, entendido os indicadores e se realmente a empresa tem uma boa rentabilidade ou não, é preciso traçar ações para chegar ao patamar de desempenho desejado.
Funções da Gestão Financeira
Há 4 pontos importantes de uma boa gestão financeira desempenhados dentro de uma empresa, são eles:
- Planejamento Financeiro: evidenciar a necessidade de crescimento da organização, identificar problemas e desafios futuros, selecionar ativos rentáveis e condizentes com a empresa e estabelecer rentabilidade mínima dos ativos.
- Controle financeiro ou controladoria: acompanhar e avaliar o desempenho financeiro da empresa, analisar desvios dos indicadores financeiros, comparando o previsto com o realizado, definir medidas corretivas básicas, implementar medidas corretivas e verificar eficácia.
- Administração de ativos: estabelecer a melhor estrutura em termos de risco e retorno dos ativos (gestão de riscos), acompanhar defasagens entre entradas e saídas (fluxo de caixa, gestão do capital de giro) e fazer uma boa gestão de investimentos.
- Administração de passivos: Gerenciar a estrutura de capital (financiamentos) da organização e garantir a estrutura de capital mais eficaz em termos de liquidez, risco financeiro e redução de custos.
Como você pode notar, essas 4 atividades são de extrema importância para a vida econômica de uma empresa. Uma organização que não pense nos seus ativos, passivos, que não faça um planejamento e não saiba controlar seus gastos, é uma organização fadada ao fracasso.
Funções de CURTO PRAZO
- Atividades rotineiras;
- Controle de recebimentos e pagamentos;
- Controle de caixa;
- Controle de estoques.
Funções de LONGO PRAZO
- Estratégias de financiamento e investimento;
- Identificação, análise e seleção de oportunidades de investimento;
- Estrutura e custo de capital;
- Relacionamento de investidor (RI).
Por que contar com a ajuda de um profissional?
Algumas empresas, especialmente as pequenas, encontram dificuldade na realização da gestão financeira dos seus negócios, especialmente em razão da ausência de profissionais tecnicamente qualificados para exercer a função.
A melhor opção é sempre contratar um profissional com formação e experiência voltadas para o mercado das finanças. Além de conhecer os processos, esses profissionais têm uma vasta experiência a oferecer, o que é extremamente importante e agregador para o negócio.
Dessa maneira, investir na contratação de um profissional é sempre o mais recomendado. Todavia, caso a empresa ainda não tenha uma estrutura suficientemente preparada para a contratação de um gestor, a dica é que o empresário busque uma consultoria e comece desde o início utilizando um sistema de gestão.
Tem dúvidas de como abrir sua empresa?
Fale com um Consultor por WhatsApp Agora!