Dumont Contabilidade, Contabilidade Digital, Contabilidade em Toledo
Blog
Certificado Digital

Você sabe o que é Certificado Digital?

O que é?

O Certificado Digital é a identidade digital da pessoa física e jurídica, que permite a seu usuário assinar documentos de forma digital e segura, garantindo a autenticidade, sem a necessidade de reconhecimento de firma em cartório, sendo atribuídos aos documentos confidencialidade, integridade e não repúdio nas operações que são realizadas por meio dele, atribuindo validade jurídica.

Para que serve?

Com o certificado digital você pode assinar e enviar documentos pela internet; realizar transações bancárias; assinar contratos; enviar as declarações de sua empresa como imposto de renda de Pessoa Jurídica, Logar-se em ambientes seguros como e-cac, Assinar NF-e, Conhecimentos de CT-e e Manifesto do Destinatário, assinar escriturações contábeis e fiscais, etc.

Benefícios

Por identificar no meio eletrônico, ele permite que diversos serviços sejam realizados sem a necessidade da presença física, o que significa: agilidade nos processos, sustentabilidade e redução de custos.

  • Validade jurídica nos documentos eletrônicos
  • Desburocratizar processos, pois não necessita de reconhecimento de firma
  • Economiza tempo, pois os serviços são realizados pela internet, como por exemplo: consultar o imposto de renda, assinar contratos digitalmente, entre outros.

Segurança

Quando falamos em Certificado Digital, a palavra chave é segurança, por isso é de extrema importância que o proprietário do certificado informe uma senha segura, a qual deve ser mantida em sigilo pelo seu proprietário, já que com o certificado digital é possível realizar diversas operações.

Tipos de Certificado Digital

e-CNPJ

O e-CNPJ é destinado a Pessoa Jurídica e atrelado ao CNPJ da empresa. Com o e-CNPJ é possível assinar documentos digitalmente, transmitir dados, realizar operações pela internet como Pessoa Jurídica e atender os compromissos Fiscais que toda empresa tem com o Governo, garantindo a integridade e segurança das informações.

e-CPF

O e-CPF É o seu CPF em versão digital, que o identifica no meio eletrônico e permite realizar diversos serviços. Com ele, você ganha em agilidade e facilidade de acesso, eliminando burocracia, custos e a necessidade de se deslocar para validar documentos. Lembre-se de que, por questões de segurança, o Certificado Digital é pessoal e intransferível.

Quais documentos necessários para fazer meu Certificado Digital?

e-CPF

  • RG e CPF ou CNH (original)
  • Comprovante de endereço do Administrador (original)

e-CNPJ

  • Última alteração contratual (original ou cópia autenticada)
  • Cartão de CNPJ
  • RG e CPF ou CNH (original)
  • Comprovante de endereço do Administrador (original)

Tem dúvidas de como abrir sua empresa?

Fale com um Consultor por WhatsApp Agora!

Compartilhe

Assine nossa newsletter

Tem dúvidas de como abrir sua empresa?

Faça uma consultoria Gratuita com nossos especialistas!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp