Dumont Contabilidade, Contabilidade Digital, Contabilidade em Toledo
Blog
Gestão Financeira

Dicas de Gestão Financeira

Controle e Analise suas finanças constantemente

O ponto principal desta lista é que sua empresa deve controlar e analisar rigorosamente as finanças. Algumas empresas ainda optam por fazer este controle por Excel, mas por melhor que seja a sua planilha, nada substitui um sistema de gestão financeira. Com um sistema é possível analisar fluxo de caixa, confrontar os números mensais e se antecipar a qualquer evento futuro.

O Controle se refere a parte de lançamento de todas as contas a pagar/receber, lançamento de toda movimentação financeira e conciliação bancária, que deve ser feita preferencialmente diária.

A Analise das finanças permite ao empresário tomar decisões financeiras que vão ajudar a melhorar os rumos do negócio, por isso deve ser levada muito a sério, podendo ser feita semanalmente ou mensalmente, dependendo do seu negócio.

Use a tecnologia a seu favor

Ainda é muito comum nas empresas, o habito de imprimir boletos para pagar pelo aplicativo do celular, isso quando o boleto não é pago no banco ou lotéricas.

Atualmente é possível utilizar serviços de nuvem, como OneDrive, Google Drive, DropBox, entre outros, para salvar todos os arquivos financeiros de sua empresa, de forma organizada e de fácil busca. Com seu financeiro em nuvem, você pode ler o código de barras direto da tela do computador e fazer o pagamento. OBS, se não conseguir ler o código de barras, basta dar o zoom na tela.

Caso você gerencie tudo pelo celular, outra dica muito valiosa é aderir ao DDA (Débito Direto Autorizado). Como todos os boletos são registrados, após habilitar o DDA em seu banco, todos os títulos emitidos contra sua empresa aparecerão automaticamente para pagamento pelo seu banco.

Caso precise de auxilio para controlar suas finanças em nuvem solicite apoio de um de nossos especialistas.

Negocie com seus fornecedores

Uma pesquisa feita pelo SEBRAE sobre os motivos que as empresas vão a falência, apontam a falta de negociação com os fornecedores como um dos principais motivos para encerramento das atividades.

Muitos empresários tem medo ou vergonha de renegociar seus débitos, seja pedindo prazo ou valores. Na verdade é justamente o contrario, pois o fato de renegociar com seu fornecedor demonstra que sua empresa é séria e quer fazer o pagamento dos valores acordados.

Uma dica importante é utilizar um fluxo de caixa para solicitar a renegociação antes do vencimento do título.

Fuja do crédito pré-aprovado

Em algum momento do seu negócio é possível que você precise de crédito para investir, pagar despesas que não estavam previstas, ou mesmo, para colocar as finanças em dia. Nessa hora é muito tentador e prático utilizar do crédito pré-aprovado disponibilizado pelos bancos.

Entretanto essa é uma pratica que deve ser evitada a todo o custo. O crédito pré-aprovado normalmente tem altas taxas de juros que podem variar entre 4,0% a 10,0%. Nessa hora o ideal é manter a calma e procurar o gerente de sua conta e buscar outras alternativas, pois a negociação com o gerente pode propiciar juros menores, entre 1,5% a 3,0%.

Outra dica é avaliar o fluxo de caixa da empresa na hora da contratação, pois com juros menores, pode valer a pena contratar um crédito maior, em vez de um “tapa buraco”.

Tem dúvidas de como abrir sua empresa?

Fale com um Consultor por WhatsApp Agora!

Compartilhe

Assine nossa newsletter

Tem dúvidas de como abrir sua empresa?

Faça uma consultoria Gratuita com nossos especialistas!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp