Dumont Contabilidade, Contabilidade Digital, Contabilidade em Toledo
Blog
Primeiros Passos

Primeiros Passos Após Abrir sua empresa

Empresa aberta, agora é hora de colocar a mão na massa. Separamos algumas dicas para começar com o pé direito.

Conta Bancária

Ter uma conta empresarial é fundamental para controlar os recebimentos e pagamentos da empresa. Nós recomendamos inclusive que toda a movimentação empresarial ocorra pela conta bancária.

Desta forma você consegue ter mais controle sobre as movimentações da empresa, pois estarão sempre registradas, diferente de operações em espécie, que podem se perder e dificultar o controle financeiro.

Uma opção interessante é trabalhar com 2 contas pessoa Jurídica, sendo uma conta digital e outra em um banco tradicional.
Desta forma consegue-se aproveitar o melhor de ambos os Bancos. Ex Bancos Tradicionais podem ter melhores opções de crédito, caso sua empresa precise no futuro e Bancos Digitais tem outros benefícios como Zero de Manutenção e boletos gratuitos.

Separe as contas pessoais das contas da Empresa.

Um dos erros mais comuns cometidos pelos empresários é misturar o orçamento da empresa com o das contas pessoais.

Observa-se que quanto mais o empreendedor é responsável sozinho pela gestão do negócio, mais suscetível ele fica para cometer tal prática.

Separar as finanças pessoais dos recursos do empreendimento é um indicativo de organização importantíssimo para a imagem da sua empresa diante de possíveis investidores e parceiros.

Você terá dados mais sólidos sobre rentabilidade, lucro, estabilidade e outros aspectos de gestão financeira fundamentais para apresentar propostas e resultados.

Uma dica muito importante é estabelecer um salário fixo para os sócios, de modo a não comprometer o fluxo de caixa da empresa.

Faça um controle das finanças da empresa

Controle financeiro é essencial para as empresas, mas não é isso que normalmente ocorre. Quando os proprietários misturam as contas pessoais com as da empresa e não há controle do caixa esse é o primeiro passo para a falência.

Feitos com frequência, os controles financeiros são fundamentais para o dia a dia da empresa, e são também essenciais para a gestão do capital de giro. A boa administração desse item resolve basicamente a maioria dos problemas de natureza financeira.

Com o controle financeiro correto, é possível analisar a atual saúde financeira da empresa, além da condição futura. Isso permite a tomada de decisões de forma mais assertiva e com foco no desenvolvimento empresarial.

Como fazer controle financeiro de uma empresa?

Organização é a palavra de ordem quando falamos de controle financeiro! Toda e qualquer movimentação ocorrida nas finanças da empresa devem ser anotadas. Isso inclui as transferências entre as próprias contas da empresa.

Para facilitar, guarde qualquer recibo, nota fiscal e comprovantes de operações de crédito e débito da empresa. Tanto gastos como recebimentos devem ser registrados e devidamente catalogados. Eles são a base do conhecido fluxo de caixa.

Sistema de Gestão

O Controle financeiro que mencionamos acima é de extrema importância, e a melhor forma de fazer isso é através de um sistema de gestão.

Empresas de comércio e indústria já são obrigadas a utilizar um sistema para emitir notas fiscais, então nada melhor do que já aproveitar esse sistema para controlar suas finanças.

No caso das prestadoras de serviço que não são obrigadas a ter um sistema, ainda é muito recomendado a contratação para controle das finanças.

Conciliação Bancária

Uma das rotinas mais importantes na gestão financeira é a Conciliação Bancária. Basicamente é a verificação de todas as movimentações bancárias e replicar elas para o sistema de gestão.

Com isso o empresário tem controle de todas as entradas e saídas da empresa, todas classificadas de acordo com o tipo de entrada ou saída, permitindo um controle financeiro completo da empresa.

Tem dúvidas de como abrir sua empresa?

Fale com um Consultor por WhatsApp Agora!

Compartilhe

Assine nossa newsletter

Tem dúvidas de como abrir sua empresa?

Faça uma consultoria Gratuita com nossos especialistas!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp