A gestão financeira de uma empresa é fundamental para seu sucesso no mercado. No entanto, os pequenos empresários tendem a cometer uma série de erros na área.
Ocasionando maior risco de que a empresa abra falência. Portanto, evitar erros na gestão financeira é fundamental para que o negócio possa crescer no mercado e se consolidar.
Seja qual for o porte da empresa, prezar pela gestão financeira assertiva será um diferencial significativo.
Como funciona a gestão financeira de um negócio?
Na prática, não existe uma resposta única que se aplique para todos os modelos de negócios. Apesar disso, existem passos que podem ser seguidos para que a gestão financeira seja realizada com a máximo preciosismo.
Possibilitando que a empresa tenha bons resultados a partir disso. Nós elencamos os passos a seguir para te auxiliar a implementar.
Jamais misture contas pessoais e profissionais
Não há como iniciar dicas sobre gestão financeira da empresa sem falar da importância da separação de contas pessoais e da empresa.
Não separar é um dos erros mais comuns dos pequenos negócios, podendo arruinar a lucratividade da empresa.
É muito comum que o dinheiro das vendas fique na carteira, ocasionando o gasto sem sequer perceber ou controlar. Evite esse equívoco! Sempre separe o que é da empresa e o que é o seu salário.
O dono da empresa deve ter um valor estabelecido para retiradas, visando a sua sobrevivência. Jamais deixe isso em aberto ou sem nenhum controle.
Afinal, esse equívoco compromete todos os próximos passos que iremos ensinar para que sua empresa seja lucrativa.
Elabore um planejamento
Quais são as metas e objetivos de sua empresa? Redução de custos, aumento nas vendas, quais são as necessidades?
Observe esses dados e elabore um planejamento com riqueza de detalhes, observando todo o contexto de seu negócio.
O planejamento precisa ser realista, justamente para que possa ser aplicado. Após definir as metas, elenque quais são as estratégias para atingir os resultados e quais são as métricas utilizadas para acompanhar se o planejamento está de fato funcionando.
Por exemplo, se a empresa fatura R$5 mil e a equipe está ociosa das 16h às 17h, significa que poderá faturar um pouco mais ocupando esse horário de atendimento com novos clientes.
Estabeleça um número de clientes adicionais que podem ser atendidos no horário disponível, capacite a equipe para o atendimento e defina em quanto tempo a empresa terá todo o horário preenchido.
Dessa forma, é possível ter ótimos resultados analisando o que está disponível, quais são os objetivos a partir da disponibilidade e traçando metas que são realistas.
Dobrar o faturamento em 15 dias não é uma meta realista e sustentável, portanto, causará frustração. Diferentemente de lidar com metas realistas, baseadas nas necessidades percebidas e nas oportunidades que seu negócio ainda tem a explorar.
Tenha um orçamento em mente
Se a empresa deseja aumentar o número de clientes, precisa de um orçamento disponível para captar esses clientes.
A realidade é que não existem resultados significativos sem investimentos. Portanto, observe em seu orçamento qual é o investimento que pode ser feito e utilize o dinheiro com a máxima criatividade para potencializar os resultados.
Cada empresa tem uma realidade a ser administrada. Um e-commerce precisa investir em eficiência de entrega, qualidade de fotos, descrição de produtos detalhada e agilidade no carregamento do site.
Uma loja física precisa de iluminação, atendimento especializado, decoração, espaço aconchegante para que o cliente fique mais tempo na loja.
Observar esses aspectos individuais de seu negócio te ajudará a fazer os melhores investimentos para potencializar os resultados.
Ações da gestão financeira
A gestão financeira assertiva depende de uma série de fatores que sua empresa implementa diariamente, por exemplo:
- Controle do fluxo de caixa;
- Controle periódico de resultados;
- Acompanhamento do capital de giro;
- Gestão de pagamentos e cobranças;
- Controle na emissão e organização de notas fiscais.
Portanto, a gestão financeira não é um processo a ser feito uma vez ao ano. Uma vez que, todos os dias a equipe precisa estar atenta aos detalhes para que a gestão ocorra com eficiência.
É a junção de todas essas ações que desencadeia uma gestão financeiras assertiva ao longo dos anos, possibilitando que as decisões sejam pautadas pelas informações geradas pelo próprio negócio.
Por exemplo, uma loja de roupa precisa de controle de estoque e fluxo de caixa para ser assertiva na montagem de coleções e evitar produtos parados no estoque.
Tecnologia é uma grande aliada
Atualmente, existem muitas empresas que oferecem software de gestão voltado para um mercado específico. Dessa forma, é possível otimizar os resultados obtidos todos os meses.
Uma vez que, a equipe terá dados precisos sobre a empresa, observando seu faturamento, histórico de vendas, capital de giro e muito mais através de relatórios emitidos pelo sistema.
Quanto mais específico é o sistema para o seu nicho de atuação, melhor tende a ser o resultado obtido no cotidiano. Justamente por facilitar a rotina de trabalho de toda a equipe administrativa.
Possibilitando que todos os dados sejam acessados em poucos cliques, com relatórios precisos e informações detalhadas.
Cuidado com a periodicidade de suas análises
Empresas que não possuem sistema de gestão e que estão com a equipe sobrecarregada, podem acabar não realizando as análises necessárias no período correto.
É importante que, no mínimo, todos os meses, a empresa seja avaliada para que os novos rumos sejam decididos e ajustes possam ser feitos.
Deixar de acompanhar os indicadores de sucesso de seu negócio diminui a capacidade de tomar boas decisões.
Por isso mesmo, ter apoio de softwares de gestão é tão interessante. Funcionando como uma ferramenta que possibilita obtenção de dados com praticidade.
De modo que, seja possível analisar os resultados em pouco tempo e perceber o que precisa ser feito para desenvolver boas estratégias para os próximos meses.
Toda empresa precisa de um acompanhamento próximo, para que ajustes possam ser feitos e o negócio tenha sucesso todos os meses. A gestão financeira assertiva possibilita que a empresa se mantenha no mercado e tenha sucesso a curto e longo prazo.
Tem dúvidas de como abrir sua empresa?
Fale com um Consultor por WhatsApp Agora!