Dumont Contabilidade, Contabilidade Digital, Contabilidade em Toledo
Blog
Contabilidade Organizada

Vantagens de manter sua contabilidade organizada

Muitas pessoas acham que a contabilidade serve somente para apurar impostos, calcular folha de pagamento e cumprir burocracia.

Hoje vamos falar um pouco sobre os motivos para você olhar a contabilidade diferente e ver ela como uma aliada do seu negócio.

O que é a contabilidade?

A contabilidade é a ciência que trabalha com a parte financeira das empresas, registrando todas as movimentações financeiras, gerando relatórios sobre a saúde financeira da empresa, como o Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado.

A contabilidade é uma ciência tão poderosa que o Professor Lopes de Sá a chamou de Ciência da Riqueza e da Prosperidade, pois tem o poder de demonstrar os caminhos a serem seguidos pela empresa para que esta possa ter resultados.

Facilidades na obtenção de crédito

Por ser a Ciência responsável por cuidar das finanças da empresa, os bancos e Instituições Financeiras analisam a fundo as demonstrações contábeis para análise de crédito.

A análise das demonstrações contábeis permite aos bancos uma visão ampla da capacidade de pagamento da empresa, influenciando diretamente nas taxas de juros e prazo de pagamento dos empréstimos.

Melhor controle financeiro e maior foco no negócio

Os números não mentem!

Começamos por esta frase pois ela reflete a ciência da contabilidade. Empresas que tomam um cuidado em especial com a contabilidade conseguem ter controle de toda a situação financeira, podendo ter análises profundas sobre o rumo do negócio e tomar decisões mais assertivas.

Sabemos a dificuldade das empresas no Brasil, onde existe uma carga tributária elevada e nem todos conseguem manter a contabilidade 100% organizada, mas o quanto mais próximo da realidade, mais poderemos auxiliar a sua empresa a alcançar a riqueza e prosperidade, com informações precisas sobre suas finanças.

Distribuição de Lucros Isentos de Imposto de Renda

A legislação fiscal considera isento do imposto de renda a distribuição de lucro aos sócios comprovada na escrituração contábil. Já os valores pagos a título de pró-labore são normalmente tributados pelo imposto de renda. 

Portanto, as empresas que mantém a escrituração contábil em dia poderão distribuir a totalidade dos lucros aos seus sócios sem que estes precisem pagar sequer um centavo de imposto.

Planejamento Tributário

O planejamento tributário pode trazer grandes benefícios em redução de impostos para sua empresa. Porém para que possa ser feito corretamente, depende de informações corretas sobre o negócio, suas receitas, despesas entre outros.

Uma contabilidade organizada, com todas as informações permite uma visão ampla do negócio, permitindo a verificação de benefícios fiscais para sua empresa.

Contabilidade é uma prova judicial

Uma das vantagens de ter uma contabilidade organizada, é o fato de que essas informações servem como prova judicial.

Os maiores problemas enfrentados pelos empresários nestas horas são:

  1. Misturar as contas da empresa com as do sócio, o que pode fazer com que os sócios respondam por débitos da empresa.
  2. Não conseguir comprovar uma venda, por falta de nota fiscal, e consequentemente não conseguir cobrar um cliente inadimplente
  3. Não conseguir comprovar uma compra, porque não teve nota fiscal, ou ela foi emitida por um valor menor, dificultando a cobrança judicial
  4. Não conseguir comprovar pagamentos a funcionários, gerando transtornos em um eventual processo trabalhista.

Estes são apenas alguns exemplos, mas ter as informações claras permitem uma maior segurança perante a justiça.

Os Investidores estão de olho!

Se você já assistiu o programa “o sócio” com o investidor Marcus Lemonis, deve ter percebido que a contabilidade é algo de extrema importância para os investidores. Se ainda não assistiu o programa, recomendamos muito!

Como já dissemos anteriormente, a contabilidade demonstra toda a situação financeira da empresa, e é uma das primeiras coisas que um eventual investidor vai verificar. 

Manter a contabilidade em dia e organizada demonstra profissionalismo e abre as portas para que sua empresa possa receber investimento de outras pessoas que acreditam no seu negócio.

Licitações

Participar de licitação pode ser uma boa oportunidade de sua empresa conseguir um bom contrato e aumentar seu faturamento. 

Entretanto nem sempre basta ganhar a licitação, ou pregão. Os entes públicos podem exigir diversos documentos da empresa, entre eles as demonstrações contábeis, demonstrando que a empresa tem capacidade de cumprir com o contrato.

Evitar Problemas com o Fisco

Por último, mas não menos importante, a contabilidade serve para evitar problemas com o Fisco.

A receita está sempre de olho nas demonstrações contábeis, para verificar se a empresa não está sonegando impostos, ou omitindo informações. 

Nos últimos anos a Receita se aperfeiçoou muito em termos de tecnologia e tem um poder de fiscalização muito grande, então manter sua contabilidade em dia garante uma segurança a você e sua empresa.

Tem dúvidas de como abrir sua empresa?

Fale com um Consultor por WhatsApp Agora!

Compartilhe

Assine nossa newsletter

Tem dúvidas de como abrir sua empresa?

Faça uma consultoria Gratuita com nossos especialistas!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp