Dumont Contabilidade, Contabilidade Digital, Contabilidade em Toledo
Blog
Fluxo de Caixa Restaurante

Fluxo de caixa para restaurantes – 5 dicas para evitar prejuízos

Fluxo de caixa: 5 dicas para desenvolver e controlar em seu restaurante

É essencial para a empresa monitorar de perto suas entradas e saídas de dinheiro a fim de permanecer sustentável. Aqui estão cinco maneiras de administrar melhor seu fluxo de caixa

A estabilidade financeira de uma empresa lhe dá a garantia de investir e expandir suas operações no mercado. O objetivo final é melhorar todos os aspectos, desde as operações internas até o atendimento ao cliente. Na indústria alimentícia, este objetivo é alcançado através de um tratamento adequado dos fundos de restaurantes.

Você acha difícil monitorar os gastos em seu negócio? Pode parecer que sim, mas, na verdade, o acompanhamento de questões monetárias requer mais regularidade do que esforço. Em outras palavras, o sucesso de um negócio depende de seu monitoramento diligente das atividades financeiras e do seu fluxo de caixa.

Continue lendo para entender a importância e como montar e avaliar o seu fluxo de caixa corretamente e manter um estado financeiro saudável!

Separamos mais alguns materias para você, leia também:

O que é o fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é uma forma de administrar o dinheiro que entra e sai de seu negócio, que visa alcançar um equilíbrio positivo. Isto inclui todas as despesas necessárias para manter o negócio funcionando, tais como pagar aos fornecedores a tempo, cuidar de despesas inesperadas, pagar aos funcionários, receber pagamentos dos clientes em parcelas e outros assuntos relacionados.

Em outras palavras, o fluxo de caixa é uma tática de avaliação financeira que analisa a gestão dos recursos entrantes e saintes de sua empresa. Para bares ou restaurantes, esta metodologia leva em conta todas as despesas monetárias (do aluguel aos guardanapos), bem como todo o crédito. Este tipo de rastreamento é normalmente feito através de planilhas que armazenam as informações, bem como permitem projeções.

O principal objetivo desta técnica é conscientizar o proprietário sobre a situação financeira de seus negócios e os pagamentos que precisam ser feitos, fornecendo assim capital de giro para as operações futuras.

Para criar um fluxo de caixa, são necessários os seguintes dados: toda a receita gerada pelo restaurante/bar, todas as compras e pagamentos de despesas e futuros pagamentos/recebimentos esperados (num futuro próximo, pelo menos três meses).

Qual a importância do fluxo de caixa para restaurante?

Agora você entende o que é o fluxo de caixa e como ele pode ser benéfico para seu negócio. Saber disso e como utilizá-lo adequadamente em suas operações financeiras pode ajudá-lo a criar processos mais eficientes que, em última análise, melhorarão seus investimentos. Além disso, este sistema pode ajudar a otimizar suas vendas e ajudá-lo a administrar seu estoque.

Aqui estão mais vantagens de usar esta ferramenta para supervisionar suas finanças:

  • Monitoramento da folha de pagamento;
  • Controle de despesas;
  • Alinhamento de pagamentos e processos;
  • Controle de estoque mais eficiente;
  • Melhor tomada de decisões de investimento e reconhecimento da situação financeira.

Como montar e avaliar o fluxo de caixa?

Para garantir que o sistema funcione eficazmente e produza relatórios financeiros precisos, o monitoramento deve ser consistente. Você pode escolher uma ou duas pessoas para manter o sistema onde todas as informações serão arquivadas.

É essencial manter sempre os dados atualizados. Aprenda como administrar proficientemente seu restaurante. Veja abaixo o que não pode faltar em um fluxo de caixa efetivo.

 1. O levantamento da sua situação financeira

Para começar, é essencial compreender a situação fiscal real de seu negócio, portanto faça um estudo minucioso da quantia de dinheiro que você tem:

  • Detalhes sobre as contas a pagar e as datas de vencimento;
  • Monitoramento de contas a receber e seus recebíveis;
  • Monitoramento de seu inventário.
  • Rastreamento dos pagamentos e adiantamentos de funcionários;
  • Saldos de contas bancárias.

Em resumo, investigue tudo o que envolve dinheiro em sua organização.

O emprego de um sistema de gerenciamento é altamente sugerido, pois racionaliza muitos dados e, além de poupar seu tempo, reduz as chances de erros.

 2. Controle de contas a pagar e a receber

É indispensável ter controle sobre todas as suas transações financeiras. Monitore e controle   suas contas a pagar e a receber para permanecer em boa situação com os fornecedores e se esquivar dos juros e penalidades.

Além disso, esteja atento ao estimar as datas de cobrança das contas a receber, caso contrário, você ficará em um dilema financeiro. O objetivo final é manter um controle rigoroso sobre o fluxo de caixa de seu bar ou restaurante e manter as datas de pagamento e cobrança em sincronia.

 3. Registros diários

É fundamental prestar atenção a qualquer forma de dinheiro que entre ou saia da empresa ao avaliar sua eficácia. Não importa se é uma soma pequena ou grande; todo o dinheiro é importante e  toda transação financeira deve ser levada em consideração para o resultado final do seu fluxo de caixa.

Os restaurantes, por exemplo, experimentam uma grande quantidade de transações ligadas à compra de alimentos de várias fontes. É importante salvar os dados instantaneamente para ter uma compreensão precisa do consumo.

 4. Projeções financeiras

Estimar o que virá no futuro próximo é uma ótima maneira de planejar para os prováveis problemas. Depois de abrir um restaurante, é essencial administrar o capital de giro para continuar correndo sem stress sobre o dinheiro. As projeções financeiras fornecem uma visão geral do fluxo de caixa futuro para que o gerente saiba se terá recursos suficientes para pagar todos os custos e ainda ter lucro.

Para fazer este cálculo, é necessário anotar todas as despesas pendentes e os valores que ainda precisam ser cobrados. Em seguida, examine os valores para descobrir se o fluxo de caixa do restaurante será positivo ou negativo na próxima semana ou mês. Se você assumir uma situação adversa, você pode tomar medidas antes do tempo para minimizar ou evitar qualquer dano financeiro.

   5. Tecnologia para automatizar os processos

Quando o objetivo é se tornar mais adaptável, a tecnologia é superior aos procedimentos manuais. Consequentemente, não utilize planilhas físicas para registrar dados, mesmo a curto prazo. Há uma alta probabilidade de adiar ou misturar as informações, e os dados em papel levam mais tempo para serem avaliados.

Atualmente, não faltam instrumentos específicos para gerenciar e proteger os dados da empresa. Isto cobre as especificidades dos fundos, que estão sempre atualizados e disponíveis para os administradores. O benefício dos instrumentos digitais está na velocidade de comparação de números e de realização de cálculos, sem mencionar que muitos deles podem ser ajustados remotamente, mesmo através de um telefone celular.

A importância de ter apoio especializado

É essencial rever regularmente o equilíbrio para garantir que as operações estejam indo na direção certa. Para se ter uma ideia de como o desempenho tem sido durante um certo período, como uma quinzena ou mês, é preciso somar todas as entradas e subtrair o total das saídas.

Em resumo, a atividade de caixa registradora de um restaurante fornece insights essenciais sobre o que está funcionando e o que precisa ser melhorado na administração. Portanto, é importante prestar atenção ao registro para garantir que todas as informações necessárias sejam coletadas.

Como todos esses processos são extremamente importantes, porém, complexos, a melhor maneira de garantir resultados precisos e efetivos é ter apoio especializado. Por isso estamos aqui!

Dumont Contabilidade

A fim de que você possa garantir um controle e análise eficazes do seu fluxo de caixa, nós oferecemos nossos serviços e soluções especializadas.

Garanta a total efetividade dos seus processos de fluxo de caixa com o nosso apoio, entre em contato conosco hoje mesmo!

Tem dúvidas de como abrir sua empresa?

Fale com um Consultor por WhatsApp Agora!

Compartilhe

Assine nossa newsletter

Tem dúvidas de como abrir sua empresa?

Faça uma consultoria Gratuita com nossos especialistas!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp