Dumont Contabilidade, Contabilidade Digital, Contabilidade em Toledo
Blog
Fundo de Emergência

Por que e como criar um fundo de reserva para empresa?

Entenda a importância e como montar um fundo de emergência em sua empresa

É imperativo que sua empresa funcione bem e tenha reservas suficientes quando a economia estiver em recuperação ou em tempos de crise econômica.

 

A manutenção de um fundo de reserva é fundamental para a liquidez de uma empresa. Tudo, desde custos até impostos e taxas, é crítico quando se trata de administrar os fundos de que uma empresa precisa para sobreviver. Nem sempre é considerado quando se trata de administrar uma empresa, e é isto que frequentemente salva uma empresa de um verdadeiro desastre.

Aqui estão boas razões pelas quais você deve levar esta abordagem a sério e como montar o seu fundo de emergência.

Dê uma olhada!

 

Empreendedor, confira também os artigos listados abaixo e saiba como melhor gerir sua empresa em diversos aspectos.

O que é um fundo de emergência?

Um reserva de capital é uma reserva financeira que é constituída ao longo do tempo e utilizada para cobrir despesas imprevistas.

Um evento imprevisto pode ocorrer a qualquer momento, e você deve ter o dinheiro reservado no caso de algo acontecer. O fundo de reserva é usado para salvaguardar contra uma variedade de eventos imprevistos.

Por que ter uma reserva de emergência?

Mesmo que seu negócio esteja prosperando, não está imune a eventos imprevistos, correto? O principal motivo do fracasso das empresas é porque elas não estão preparadas financeiramente para outras situações além das habituais.

É fundamental ter fundo para cobrir problemas inesperados que poderiam afetar negativamente sua empresa. No caso de uma ação judicial de consumo, você pode ter que pagar danos se perder o caso.

É fundamental manter as finanças empresariais e pessoais separadas. O dinheiro será usado para pagar despesas pessoais assim que chegar, causando problemas quando não houver fundos suficientes para pagar as despesas comerciais mais tarde, tais como demissão de funcionários ou pagamento de impostos.

Aqui estão alguns casos em que o fundo de reserva da empresa pode ser utilizado:

Estratégias

Uma planilha de despesas deve ser criada a fim de determinar o que pode ser cortado, garantindo assim que os indicadores financeiros permaneçam azuis. Existem, é claro, outras maneiras de iniciar um fundo de reserva, mas não há receita para o sucesso financeiro. Por exemplo, você pode sempre renegociar suas dívidas diretamente com os credores, tais como refinanciamento ou outros planos de parcelamento. Um empréstimo bancário deve ser sua última opção devido às altas taxas de juros.

Crises econômicas

Há muitas empresas que sofrem perdas significativas durante recessões e crises de saúde, como a nova epidemia de coronavírus, que têm um forte impacto sobre a economia. Por exemplo, as empresas que não puderam funcionar em cidades que utilizaram o isolamento social como medida de isolamento para conter a transmissão do Covid-19 não conseguiram gerar receita. A menos que tenham um fundo de reserva, as empresas podem ser forçadas a fechar se perderem receita.

Sazonalidade

É vital para as empresas que vendem mais em certas épocas do ano e passam meses ociosos, manter um fundo de reserva e estar pronto para uma temporada em que os negócios não sejam tão rápidos quanto se esperava.

Impostos

A preparação para a reserva de pagamento de impostos lhe proporcionará algum conforto quando você fizer o pagamento final da entrada. Um excelente contador pode ajudá-lo a reservar suas despesas nesta área para economizar antecipadamente. É crucial estabelecer este provisionamento para que você não fique surpreso quando apresentar a declaração de impostos de sua empresa.

Manutenções

Eventos imprevistos, como equipamentos quebrados, vazamentos e problemas elétricos podem facilmente exceder o orçamento mensal se ocorrerem.

Baixa inesperada nas vendas

Você pode imaginar como seria um desastre perder vários clientes ou um que representasse uma grande proporção da receita mensal da empresa. Em tempos de incerteza econômica e em certas partes do mundo dos negócios, pode levar tempo para garantir novos clientes. Até que você possa utilizar um fundo de emergência para pagar salários, despesas de escritório, impostos, etc., você terá que fazer isso.

Como criar uma reserva de emergência?

Um reserva de capital deve ser estabelecido antes que a empresa comece a operar. Deve-se considerar cuidadosamente quanto dinheiro se deseja destinar a cada mês para estabelecer o fundo de emergência.

Nem sempre é possível prever com muita antecedência quanto será necessário para produzir e entregar produtos e serviços à medida que eles são adquiridos. Tenha cuidado para não criar novos problemas financeiros ao estabelecer o fundo.

Seguir estas três etapas ajudará você a estabelecer o reserva de capital.

  1. Saiba quanto dinheiro você precisa separar no seu reserva de capital

Você deve manter dinheiro suficiente em um fundo de emergência para durar três meses, se não estiver trabalhando. Se você estiver procurando atingir um objetivo como uma viagem, faça alguma pesquisa para determinar quanto dinheiro você vai precisar.

  1. Entenda quanto sua empresa pode separar mensalmente para o seu reserva de capital

Antes de constituir um fundo de reserva, é preciso primeiro planejar. Você deve listar todas as suas despesas regulares, tais como eletricidade, conexão de internet, aluguel e alimentação, entre outras.

Após ter contabilizado todas as suas despesas, deposite a quantia restante em sua conta. Não terá um impacto adverso em seu orçamento se você depositar cerca de 5 a 10% de seus ganhos a cada mês.

  1. Use o reserva de capital apenas em caso de real emergência

É fundamental determinar se uma despesa proposta é ou não necessária ou se é um desejo de consumo, e se pode ou não ser adiada. Não gaste o dinheiro que teria sido colocado no fundo de reserva em uma despesa potencialmente supérflua.

Conte com apoio da Dumont Contabilidade em sua empresa.

Antes de tudo, uma empresa deve ser monitorada e planejada cuidadosamente para diminuir seus riscos. Esta é a única maneira de minimizar os problemas e criar possibilidades para tempos mais difíceis, que não são infrequentes.

Ter apoio de um profissional especializado desde o início de seu negócio é essencial para ter clareza sobre como manter sua empresa bem planejada e para atingir os objetivos determinados.

E aqui na Dumont Contabilidade você encontra esse apoio.

Aqui com a Dumont Contabilidade você terá mais do que suporte online quando você faz suas próprias contas porque nossos consultores estão sempre verificando a saúde de sua empresa. Todas as informações estão sob seu controle no Dumont Contabilidade.

Nós sempre estamos analisando como você emite notas fiscais e realiza suas transações financeiras, ajudando a garantir que as operações são feitas corretamente e a empresa possa diminuir os impostos e não enfrentar problemas com o fisco além de ter total controle sobre os fundos de reserva necessários para seu caso específico.

Tem dúvidas de como abrir sua empresa?

Fale com um Consultor por WhatsApp Agora!

Compartilhe

Assine nossa newsletter

Tem dúvidas de como abrir sua empresa?

Faça uma consultoria Gratuita com nossos especialistas!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp