Dumont Contabilidade, Contabilidade Digital, Contabilidade em Toledo
Blog
abertura de empresa

Todos os documentos necessários para a abertura de empresa – confira

Conheça os documentos necessários para abrir uma empresa

Início de um negócio: confira os documentos que você precisa para abrir sua empresa

Então você está pronto para dar o primeiro passo e começar um negócio? É uma jornada emocionante e gratificante, que pode levar a grandes experiências e recompensas financeiras.

Mas, a fim de que sua empresa seja efetiva a longo prazo, há alguns documentos-chave aos quais você precisa se atentar. Neste artigo, vamos cobrir os documentos que você precisa considerar ao abrir uma empresa.

Confira o artigo até o fim e saiba quais são esses documentos.

Leia também:

Considerações ao iniciar um negócio

Ao iniciar um negócio, os parceiros devem ter um plano bem-estruturado e certos elementos, tais como o nome da empresa, endereço e outros detalhes definidos.

Além disso, eles devem cumprir todas as regulamentações necessárias estabelecidas pelos órgãos de supervisão,; nesse viés, saber qual a documentação exigida no processo de abertura de uma empresa é essencial.

Documentos para abrir uma empresa

Antes de uma empresa ser oficialmente estabelecida, é crucial estar atento à papelada que você deve ter em mãos. Abaixo listamos os documentos necessários para iniciar o processo de abertura de sua empresa.

Documentos pessoais

  • Cópia do CPF e cópia autenticada do RG;
  • Certidão de casamento (para sócios casados);
  • Cópia do comprovante de endereço residencial;
  • Carteira do órgão regulamentador (exemplo OAB);
  • Última declaração do Imposto de Renda.

Documentos da empresa

  • Cópia simples do comprovante do endereço comercial:
  • Nome fantasia;
  • CNAEs das atividades da empresa;
  • IPTU.

Quais documentos são necessários ao iniciar um negócio?

Para operar legalmente uma empresa, você precisará registrar sua empresa. Isso normalmente exige o registro de documentos junto ao governo local e também pode exigir documentos adicionais, tais como um artigo de incorporação. É importante verificar com seu governo local as exigências específicas para sua área.

Bom, abaixo separamos os principais documentos necessários para registrar e abrir legalmente a sua empresa, confira.

Contrato Social

O Contrato Social implica um acordo entre os membros da empresa. O documento tem que especificar a contribuição financeira de cada participante, além de listar as obrigações de todas as partes envolvidas.

Ademais, o nome e a finalidade do negócio precisam ser mencionados para que as assinaturas no contrato social possam ser validadas por um notário oficial.

Registro na junta comercial

Ao formar uma empresa, a inscrição no registro comercial é essencial. Isto é o que faz com que sua empresa exista oficialmente no mercado e deve ser feita antes de adquirir um CNPJ (Cadastro de Pessoas Jurídicas).

Portanto, é essencial pesquisar se o nome desejado está disponível antes de decidir sobre ele, pois não é permitido que duas empresas tenham o mesmo nome. É preciso pensar em algo novo e único.

CNPJ

A fim de que uma empresa seja reconhecida nacionalmente, ela deve se registrar no Ministério da Fazenda e na Secretaria da Receita Federal. Este registro determinará em que setor a empresa está operando e qual o valor do imposto devido. Sem um CNPJ (Registro Nacional de Pessoas Jurídicas), a empresa não pode ser reconhecida legalmente e será considerada uma operação ilegal.

Alvarás e autorizações comerciais

Para abrir uma empresa, a aquisição das licenças apropriadas e o registro junto ao município são passos necessários. Além disso, dependendo do setor, o alvará sanitário e o laudo do Corpo de Bombeiro também podem precisar ser solicitados à prefeitura do município onde o estabelecimento será localizado.

Inscrição estadual

Este documento fornece o registro formal da empresa e também a registra com o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), permitindo a venda de mercadorias dentro das fronteiras brasileiras.

Geralmente, o registro da empresa é feito no Departamento de Finanças do Estado. Entretanto, atualmente, os empresários podem adquirir o documento junto ao CNPJ, já que alguns estados fizeram um acordo com a Receita Federal. Portanto, é melhor verificar com seu estado se é viável adquirir ambos os documentos com um único registro!

Previdência Social

Após a licença necessária ter sido concedida, a organização está formalmente pronta para começar a operar. No entanto, ainda há alguns passos que devem ser dados para operar de forma eficaz. Em primeiro lugar, eles devem se registrar na Previdência Social, independentemente de a empresa ter ou não funcionários. Para fins de contratação de pessoal, a empresa é obrigada a cumprir os regulamentos trabalhistas.

Seja um funcionário ou um parceiro, a empresa deve se registrar na Previdência Social e pagar os impostos aplicáveis. Assim, o representante deve dirigir-se ao escritório local da Previdência Social e apresentar um pedido de registro da instituição e seus representantes legais. Este registro deve ser feito no prazo de trinta dias após o início das operações.

Não erre na abertura da sua empresa!

Iniciar uma organização com sucesso requer muita papelada. Ter todos os documentos necessários em ordem tornará o processo de abertura do negócio muito mais simples. Também é crucial obedecer às leis e regulamentos do Governo Federal para não enfrentar nenhuma dificuldade e para operar conforme a lei.

Para que uma empresa tenha sucesso no mercado, é importante colocar em prática táticas de desenvolvimento adequadas. É por isso que os papéis necessários para a abertura de um empreendimento não devem ser desconsiderados e devem ser resolvidos desde o início.

Portanto, tanto para vencer a complexidade do processo e para a tomada de decisões essenciais para o negócio, como a seleção do sistema fiscal, é necessária a ajuda de especialistas.

Além disso, acompanhar as mudanças legislativas atuais, como a reforma trabalhista, também é uma obrigação de todo empresário que deseja ser bem-sucedido. Nestas situações, a assistência de um contador é essencial.

Outrossim, uma vez que a empresa tenha iniciado suas operações, os proprietários/parceiros podem precisar empregar novos funcionários e lidar com os procedimentos do departamento de pessoal, o que pode ser feito de forma mais rápida e econômica, terceirizando os processos para uma empresa de contabilidade.

A Dumont Contabilidade oferece todo o apoio de que você precisa para abrir sua empresa.

A Dumont Contabilidade te auxilia na abertura da sua empresa

Iniciar um negócio é uma jornada emocionante e gratificante, mas requer um planejamento cuidadoso e os documentos certos para ter sucesso.

Neste artigo, cobrimos os documentos que você precisa considerar ao abrir uma empresa. Com os documentos certos, você pode estar confiante de que seu negócio está no caminho certo.

E, para facilitar ainda mais esse processo, oferecemos nosso apoio na abertura da sua empresa e na gestão do seu futuro negócio.

Conheça os nossos serviços e saiba como podemos te auxiliar.

Conte com nosso apoio! Conte com a Dumont Contabilidade e abra a sua empresa com segurança e efetividade!

Tem dúvidas de como abrir sua empresa?

Fale com um Consultor por WhatsApp Agora!

Compartilhe

Assine nossa newsletter

Tem dúvidas de como abrir sua empresa?

Faça uma consultoria Gratuita com nossos especialistas!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp