Dumont Contabilidade, Contabilidade Digital, Contabilidade em Toledo
Blog
a importancia do contador para sua empresa

Afinal para que serve um contador?

O contador é um profissional especializado e de confiança, que geralmente fica encarregado do cálculo de todos os tributos devidos ao Município, Estado e União. Além disso, também zela pelo cumprimento das obrigações tributárias impostas por lei, bem como da manutenção de livros contábeis. O contador pode desempenhar também uma função de consultor no que diz respeito ao fluxo de caixa, receitas, investimentos e planejamento tributário da empresa.

Uma das principais vantagens de ter um contador é ter suas demonstrações contábeis atualizadas para tomada de decisões e certidões em dia para participação em Licitações/Contratos com a Administração Pública, entre outras situações, sem que isso comprometa a saúde financeira da sua empresa ou perda de oportunidades em futuros negócios.

Por que preciso de contador na minha empresa?

Toda empresa deve ter um contador, podendo ser em sua equipe, ou ter um escritório que preste o serviço de contabilidade. Sendo assim a presença de um contador é absolutamente indispensável, pois ele, junto com o administrador deve fazer uma análise da estrutura contábil atual da empresa e verificar se cumpre com todas as suas obrigações tributárias e com as exigências legais para fins de fiscalização da Receita.

Ter um profissional contábil ou escritório de contabilidade pode ajudar em muito no crescimento organizado da empresa e na diminuição dos riscos empresariais.

A necessidade de controlar tributos e finanças se encontra em qualquer tipo de organização, seja ela grande ou pequena. Nesse sentido, contratar um bom profissional de contabilidade pode suprir essa carência de forma eficaz, além de evitar prejuízos futuros.

O que faz um contador?

Ele lida com cada um dos itens abaixo, da seguinte forma:

Abrir um negócio da forma correta

Formalizar o negócio é um dos primeiros passos do empreendedorismo, o que requer auxílio especializado para o empreendedor passar pelas etapas de abertura com sucesso. 

Para se abrir um negócio é necessário tomar algumas decisões importantes, como o enquadramento tributário, o tipo societário, o enquadramento como ME/EPP e outras decisões relativas à empresa. O contador pode fornecer essa assessoria para que sua empresa opere de forma regular, com a menor carga tributária desde a constituição e que reduza os riscos societários.

O contador é o profissional capacitado para oferecer orientações neste sentido.

Processamento da folha de pagamentos

Trata-se de mensalmente apurar e emitir:  Contracheques de funcionários: Pró-labores dos sócios: Guias de INSS, FGTS e imposto de renda retido na fonte: Relatórios dos dados da folha para o Fisco trabalhista: Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

No processamento da folha de pagamentos também estão inclusos os procedimentos para efetivação do 13° salário e dos pagamentos de férias. Além de todo o processo de admissão e demissão de funcionários.

Controlar os impostos a pagar e realizar o planejamento tributário

O Contador como conhecedor da dinâmica de tributos poderá controlar quais impostos uma empresa deve pagar, quando pagar e principalmente realizar um planejamento para fazer um enquadramento de minimize os impostos.

Pois uma das formas de perder dinheiro em uma empresa é fazer escolhas tributárias erradas. Nesta fase o auxílio especializado faz total diferença.

Analisar o desempenho da empresa

Com a ajuda de um contador o empresário poderá analisar o desempenho da empresa através dos relatórios contábeis, isso ocorrerá caso o empresário tenha suas finanças organizadas, sendo ideal que ele tenha um controle financeiro mais fidedigno possível, assim o contador poderá demonstrar os resultados de forma mais assertiva.

Não devemos esquecer que o Balanço Patrimonial e DRE, além de outros relatórios contábeis são peças chave para análise dos negócios e definição de futuro, além de serem obrigatórios por lei. Escriturar a contabilidade da empresa ainda permite Lucros Isentos de tributação de IRPF na pessoa dos sócios.

É importante mencionar que quanto mais fidedignos são as demonstrações contábeis, mais fácil fica a sua análise e consequentemente podem vir a facilitar a sua empresa e ter acesso a linhas de crédito melhores.

Garantir a regularidade fiscal da empresa

O Contador deve entregar as obrigações acessórias para o fisco, garantindo que a empresa esteja regular e que continue a operar, o contador é o profissional que pode garantir essa regularidade e o seu acompanhamento pode ser realizado pelas Certidões Negativas de Débito.

Além dos impostos o fisco cobra dos contribuintes uma série de obrigações chamadas de acessórias, pois não se trata das obrigações principais (pagamento do imposto). Não cumpri-las pode fazer o seu negócio pagar multas e ficar irregular.

Encerramento de empresa

Na hipótese de a empresa precisar ser fechada o contador também é o profissional que tem de realizar o procedimento, pelos mesmos motivos que o escritório precisa ser procurado para abertura ou alteração. Do contrário, erros podem ser cometidos e o processo se torna mais caro e demorado.

Tem dúvidas de como abrir sua empresa?

Fale com um Consultor por WhatsApp Agora!

Compartilhe

Assine nossa newsletter

Tem dúvidas de como abrir sua empresa?

Faça uma consultoria Gratuita com nossos especialistas!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp